Mercado imobiliário

Melhora na economia impulsiona o mercado

Com o cenário de recuperação da economia, investidores estão voltando atenção ao mercado
Melhora na economia impulsiona o mercado

Com os primeiros sinais de recuperação da economia brasileira surgindo, investidores estão voltando atenção ao mercado imobiliário, especialmente para o interior paulista. Recentemente uma pesquisa divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo) levantou que nos últimos três anos, das mais de 13.700 unidades lançadas pelas construtoras associadas, pouco mais de 8.900 foram vendidas, significando queda de 18% do volume de estoques de imóveis.

Esses números positivos são reflexos do ânimo dos investidores que está melhorando, com isso, o mercado imobiliário está em franca recuperação em todo o estado de SP. Mas tem recebido cidades como Sorocaba (SP), Paulínia (SP) e Campinas, principalmente por essas cidades serem próximas da capital e toda a infraestrutura oferecida.

Com isso, quem pretende investir no setor deve se atentar a algumas características do imóvel como tamanho, localização e os custos com o financiamento. Principalmente porque este tipo de investimento é a longo prazo, explica o economista e professor do CRECI/RJ, Alexandre Prado, "podendo durar em média de 20 anos, é importante analisar os prós e contras para garantir que não haja arrependimentos", reitera o especialista.

Uma dica interessante para quem busca investir é a compra de imóveis na planta, pois possuem um valor baixo se comparados aos imóveis prontos. De acordo com Ângelo Frias Neto, diretor estadual do Secovi-SP e diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, a compra de um imóvel na planta pode chegar a custar apenas 40% do valor do imóvel finalizado. "Desta forma, a margem de lucro deste tipo de investimento é muito atraente", ressalta Frias Neto.

Outro ponto importante na hora da compra é a localização. A proximidade com centros comerciais, hospitais, parques e serviços públicos são um diferencial na hora de alugar ou vender o imóvel. Pensando nisso, novos empreendimentos no interior paulistas estão sendo construídos para atender às expectativas dos investidores e clientes. Esse é o caso do loteamento fechado La Dolce Vita na cidade de Paulínia , " com localização privilegiada, o empreendimento está em uma das regiões mais desejadas e valorizadas de Paulínia. Fica próximo às principais vias de acesso e saída da cidade, e ao circuito gastronômico regional, já é um sucesso comercial, em um momento de recuperação do mercado imobiliário, são esses diferenciais que colocam os empreendimentos no topo do interesse de quem busca qualidade de vida e de quem sonhava com uma opção de investimento com esse perfil, com perspectivas concretas de valorização", explica Frias Neto.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais

Fale conosco!