Mercado imobiliário

Vale a pena usar a poupança para comprar um imóvel?

A ferramenta é uma das formas mais antigas e populares de se guardar dinheiro no Brasil
Vale a pena usar a poupança para comprar um imóvel?

Criada durante o século XIX, essa forma de investimento foi elaborada para proteger o dinheiro das variações inflacionárias e garantir maior poder aquisitivo para seus usuários. Porém, a poupança hoje continua sendo um bom investimento na compra de um imóvel?

Adquirir uma casa ou apartamento, geralmente, exige um valor de entrada e a poupança pode ser uma forma de viabilizar esta quantia. Para entender mais sobre o funcionamento da poupança hoje e outras formas de investimento para a compra de um imóvel, confira o guia a seguir.

Como funciona a poupança?

Após 30 dias da aplicação do valor na poupança, inicia-se o cálculo de juros em cima do dinheiro investido. A rentabilidade gerada sob essa quantia está ligada à Selic (taxa básica de juros). Se o valor da Selic chega até o porcentual de 8,5% ao ano, o rendimento pode ser de 70% da Selic + TR (taxa referencial). Ultrapassando esses 8,5%, o rendimento será da TR + 0,5 ao mês.

Para investir, basta transferir o valor desejado para a instituição que você escolher, necessitando apenas apresentar RG, CPF, comprovante de renda e de endereço.

Quais são as vantagens de se aplicar na poupança hoje para comprar um imóvel?

O investimento em poupança hoje pode apresentar algumas vantagens para quem deseja adquirir uma casa. Confira as principais!

É fácil e flexível: como citado anteriormente, as únicas exigências para abrir uma conta poupança são documentos básicos, como RG, CPF e comprovantes de renda e residência. Não existe um valor mínimo para ser aplicado e nem perfil específico para poder se investir, sendo ideal para quem deseja começar a juntar dinheiro para uma casa.

Oferece baixo risco: cadernetas de poupança são consideradas seguras por oferecerem baixo risco de perda do valor. O prejuízo só ocorreria caso a instituição escolhida falir.

Você pode mexer no dinheiro quando quiser: ao contrário de outros fundos de investimento, você pode movimentar o dinheiro da poupança quando quiser. Ou seja: quando atingir o valor esperado para compra do imóvel você pode retirá-lo sem burocracia.

A poupança hoje continua sendo uma ótima maneira de fazer seu dinheiro render, oferecendo estrutura para quem tem o sonho de adquirir o próprio imóvel.

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais

Fale conosco!