Novidades

Vídeos em 360º: Como a prática pode ajudar nas vendas?

A tendência tem conquistado não só os usuários convencionais, mas também as empresas
Vídeos em 360º: Como a prática pode ajudar nas vendas?

Criar imagens que cerquem por completo o campo de visão da audiência não é algo novo. Só para você ter uma ideia, o pintor Robert Barker já realizava alguns trabalhos desse tipo lá atrás, ainda no século XVIII. Nos tempos modernos, porém, bastou que o YouTube e o Facebook disponibilizassem a opção de vídeos em 360º para que esse formato voltasse a virar febre. E a tendência conquistou não só os usuários convencionais, mas também as empresas! Mas será que o mercado de imóveis tem a ganhar com esse formato de vídeo? Claro que sim!

Uma apresentação dos vídeos em 360º

Antes de qualquer outra coisa, nada melhor que entender um pouco mais sobre o que de fato são esses vídeos em 360º, certo? Filmados com câmeras omnidirecionais ou com a ajuda de várias câmeras ao mesmo tempo, esses vídeos gravam todo o ambiente ao redor. Aí, na hora da projeção, pode-se reproduzir o que foi gravado em uma tela de 360º, sem deixar o espectador no comando do que está vendo, ou até em smartphones e aparelhos de realidade virtual, dando à audiência o poder de escolher para onde quer olhar. Não por acaso, essa tecnologia aumenta o leque de oportunidades tanto para as imobiliárias que já estão preparadas para o uso da realidade virtual como para aquelas que ainda estão apenas observando esses novos movimentos tecnológicos.

Os diferenciais desse tipo de produção

Com a popularização dos óculos de realidade virtual, como o Google Cardboard e os Óculos Gear VR, da Samsung, muitas imobiliárias correram para produzir seus primeiros experimentos com vídeos em 360º de olho nesse tipo de tecnologia — como este, feito pela Edge 28. Mas será que esse tipo de vídeo pode de fato trazer algum benefício para o mercado imobiliário ou é só uma moda passageira? Veja por si mesmo como seus diferenciais podem sim trazer vários benefícios:

Os clientes passam mais tempo vendo esses vídeos

Justamente por ser algo mais chamativo e interativo, os vídeos em 360º fazem com que os usuários passem mais tempo analisando os detalhes dos imóveis. Com isso, você ganha mais tempo para convencê-los da compra.

Os vídeos em 360º mostram mais detalhes que os demais

Não tem como negar: ideias de profundidade e espaço são mais difíceis de serem passadas em vídeos e fotos convencionais. No entanto, nos gravados em 360º, tudo isso (e muito mais) fica bem mais fácil de ser transmitido.

Os vídeos em 360º permitem uma maior imersão

No vídeo em 360º, os clientes podem olhar para os lados e, em alguns casos, até andar pelos ambientes. Logo, a imersão no produto é bem maior. Consequentemente, seu poder de convencimento também se eleva bastante.

A criação dos primeiros vídeos em 360º

Ficou interessado em fazer seus primeiros vídeos nesse formato? Ótimo! Só é preciso ficar atento, porque para cada aparelho usado na produção existe um tipo de interação diferente.

Câmeras

Quem desejar produzir vídeos em 360º dos imóveis de uma forma mais profissional pode aproveitar algumas das câmeras já disponíveis no mercado — como a 360fly, atualmente por volta de 3 mil reais, e a Ricoh, cerca de 2.500 reais.

Adaptadores

Tem algumas GoPros e não está disposto a desembolsar uma nota preta para comprar uma câmera 360? Então saiba que é possível comprar um 360 heros, aparelho que adapta várias GoPros para filmarem ao mesmo tempo, produzindo vídeos panorâmicos e interativos.

Aplicativos

Quer fazer alguns testes com o formato sem precisar pagar nada? Com aplicativos como o Câmera Cardboard, do Google, ou o Splash 360 Video Camera, para iPhone, também é possível. Só que é claro que essas alternativas não proporcionarão a qualidade das produções gravadas com câmeras específicas para esse fim.

Bem interessantes para quem já trabalha com marketing digital para o mercado imobiliário, os vídeos em 360º podem até não ser uma novidade, mas finalmente conseguiram ganhar o destaque que tanto mereciam na internet! Por isso, fique de olho nessa nova onda você também!

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais

Fale conosco!