Mercado imobiliário

Agosto é o mês do Corretor de Imóveis!

No Brasil, a profissão conseguiu bastante destaque, mas nem sempre foi assim...
Agosto é o mês do Corretor de Imóveis!

A profissão de corretor de imóveis no Brasil conseguiu bastante destaque nos últimos anos, mas nem sempre foi assim. No início a profissão não era regulamentada e vista como uma sub-profissão pela sociedade.

O primeiro sindicato de corretores de imóveis reconhecido no país foi no ano de 1937 no Rio de Janeiro, porém a profissão já vinha sendo praticada desde muitos anos atrás.

Para que a profissão fosse regulamentada e reconhecida pela sociedade precisou-se de muita luta.

Somente no ano de 1962 foi promulgada a primeira lei da profissão, Lei n° 4.116/62 sancionada em 27 de agosto. Porém a mesma foi revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação técnica específica.

Mesmo com a lei revogada a data marcou para sempre a profissão, tornando-se o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.

A nova regulamentação à profissão foi obtida com a Lei n° 6.530/78, de 12 de maio de 1978, que, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, ratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais – autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Cabem aos Conselhos a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.

Agora que você já sabe o tem por trás das comemorações, e se você é um corretor de imóveis, nós temos um presente para você! Nos próximos dias de agosto, você poderá desfrutar de um site novinho em folha, com muito mais funcionalidades e ferramentas modernas que vão facilitar e auxiliar o seu trabalho!

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais