Dicas para corretores

Como manter a equipe de vendas motivada?

Quais estratégias adotar para que a dinâmica de trabalho seja saudável
Como manter a equipe de vendas motivada?

De todos os desafios enfrentados por líderes no mercado imobiliário, manter a equipe de vendas motivada e comprometida com os melhores resultados talvez seja o mais complicado. Afinal de contas, motivação depende de ações contínuas, além de muita estratégia e entrosamento.

Nesse sentido, o poder da influência de um bom gestor é decisivo para manter as vendas da imobiliária lá em cima, fazendo com que os corretores sintam-se suficientemente engajados para partir em busca de melhorias e do alcance das metas.

Mas como garantir a motivação da equipe de vendas? Quais estratégias adotar para que a dinâmica de trabalho seja saudável, mas também compatível com as ambições comerciais da imobiliária?

Estimule o crescimento profissional

Como corretor autônomo, a mobilidade para trabalhar é bem maior. Nesse cenário, o profissional fica (ou sai) de uma equipe porque quer e não porque é obrigado. Pois é preciso pensar em benefícios que realmente despertem o seu interesse.

Aí é que entra a possibilidade de conquistar crescimento profissional e se desenvolver no ramo, o que pode impulsionar o talento dos corretores. Investir em um plano de carreira também é uma ótima forma de manter os corretores do seu lado.

Não coloque medo para atingir seus resultados

Para motivar a sua equipe, você precisa criar um ambiente em que todos se sintam confortáveis para se esforçar ao máximo, sem pesos desnecessários. Como o estresse e a pressão já fazem parte do cotidiano de quem trabalha com vendas, não há motivos para tornar tudo ainda mais difícil.

Trabalhe com metas e desafios reais

Até mesmo aqueles corretores que preferem uma abordagem mais colaborativa precisam ser desafiados. Afinal, se o profissional não é instigado, dificilmente sai do lugar. Nesse sentido, é preciso estabelecer e divulgar desafios e metas para manter a equipe empenhada.

Mas atenção: é necessário que haja um equilíbrio. A meta precisa sim oferecer essa emoção de desafio, mas também é fundamental que seja real, alcançável. E a lógica por trás disso é simples: quando objetivos impossíveis são estipulados, o resultado final é frustração.

Invista em recompensas

Independentemente da área de atuação, é fato: os profissionais trabalham para conquistar determinados objetivos. Sem enxergar o retorno de tanto esforço, a equipe de vendas fica desmotivada e pode facilmente entregar os pontos. Por isso, é interessante criar um sistema de recompensas baseado nas metas estipuladas.

Seja um parceiro

Uma das piores atitudes que um líder pode tomar é estabelecer metas e só aparecer na hora de cobrar resultados. Pode acreditar: sua equipe só será engajada se perceber que você também coloca a mão na massa, sem fugir das responsabilidades.

Para se tornar presente, transformando-se em um parceiro, ofereça apoio, dê conselhos e se mostre disponível para ajudar em qualquer etapa do processo. Percebendo que existe uma cooperação em jogo, os corretores se sentirão mais seguros para oferecer o seu melhor. Se soubesse que o apoio é mútuo você não sentiria o mesmo? 

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais