Dicas para corretores
4 ferramentas para contabilidade
Cuidar da contabilidade imobiliária inclui conhecer as despesas de cada imóvel, do portfólio, calcular os impostos em relação ao ganho de capital das vendas e dos aluguéis, repassar valores para corretores e clientes, e muito mais!
Por isso, parece bastante complexo. Mas na prática, o auxílio de algumas ferramentas pode automatizar diversas etapas, além de contribuir para uma precisão maior na tomada de decisões.
A importância do uso de ferramentas adequadas na contabilidade imobiliária
As tarefas realizadas dentro de uma imobiliária são diversas. Algumas delas são:
- Desmembramento de lotes e loteamento;
- Incorporação de imóveis;
- Construções;
- Locação de imóveis da própria imobiliária ou de terceiros;
- Administração de centros comerciais e residenciais;
Todas essas atividades demandam um alto volume de tarefas burocráticas diretamente ligadas à contabilidade, que atua em pelo menos 4 áreas da imobiliária: administração, construção, venda e locação de imóveis.
Nesse contexto, o setor contábil é responsável por organizar e orientar a imobiliária em suas obrigações tributárias. Isso se torna cada vez mais importante no momento em que o Poder Público tem exigido uma transparência e exatidão cada vez maior nos dados repassados à Receita Federal e aos governos municipais e estaduais.
A identificação de quaisquer erros mesmo que não sejam intencionais, pode gerar multas e manchar a idoneidade da imobiliária. Por isso, é fundamental que ela conte com ferramentas adequadas para facilitar o andamento dos processos no seu dia a dia. Então, vamos conhecer algumas dessas ferramentas.
4 ferramentas para facilitar a gestão da sua imobiliária
1 – Digitalização de documentos
Um problema bem comum na contabilidade imobiliária consiste na dificuldade em encontrar documentos específicos em meio a tantas informações.
Levando tudo isso em conta, uma ferramenta que facilita bastante a gestão de qualquer imobiliária é um digitalizador de documentos. Nesse caso, por meio de um escaneamento, o documento físico rapidamente se transforma em uma cópia digitalizada.
2 – Armazenamento na nuvem
Depois de digitalizar tantos documentos, uma dificuldade secundária pode surgir: o armazenamento. Por possuírem uma capacidade limitada, pode não ser a melhor saída acumular tudo em computadores ou dispositivos únicos. Sem contar que essa prática ainda limita a mobilidade dos dados!
Para resolver essa questão e facilitar a gestão contábil da imobiliária, uma possibilidade é usar ferramentas de armazenamento na nuvem. Esse recurso permite que os documentos sejam hospedados em um servidor remoto, podendo, assim, ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, com o máximo de segurança.
3 – Geração de gráficos
A contabilidade imobiliária não deve ser usada apenas como forma de cumprir obrigações específicas, mas também como apoio para a tomada de decisões mais acertadas para o negócio.
O que acha de contar com uma ferramenta geradora de gráficos? Baseando-se em dados de entradas e saídas financeiras, esse recurso pode fornecer um panorama de como a imobiliária está se saindo e o que precisa ser feito. Aliás, algumas dessas ferramentas até disponibilizam gráficos 3D diferenciados para um relatório mais completo.
4 – Software de gestão financeira
Para fechar essas dicas com chave de ouro, apresentamos agora a ferramenta mais relevante para você obter uma contabilidade de sucesso e, claro, resultados positivos: o software de gestão financeira.
Esse recurso oferece uma abordagem completa e conta não apenas com o registro das movimentações, mas também com as suas devidas análises.