Dicas para corretores
Mudanças no mercado imobiliário
Sair do óbvio é sempre um desafio. Há o receio da receptividade do mercado acostumado com um certo modelo de negócio; há a insegurança se, de fato, aquilo vai suprir uma necessidade real.
Inovar é reinventar, tornar algo novo. E é assim que algumas empresas estão baseando seus modelos de negócios. Elas montaram estratégias baseadas na percepção de que o mercado mudou. E foi aceitando e trabalhando com as mudanças de comportamento da sociedade, que muitas empresas estão transformando o mercado imobiliário. Conheça alguns dos aspectos que mais afetam essa alteração.
Interação com os centros urbanos
A forma como as pessoas interagem com os centros urbanos tem se transformado e vai continuar mudando. Se olharmos todo o espectro das cidades, percebemos que os espaços foram mudando e as prioridades são outras. Por isso, vemos essa diferença na forma como as pessoas se inserem em sociedade hoje. Tudo isso, é claro, graças à revolução digital que temos passado.
Interação com o trabalho
Não faz muito tempo que a tatuagem no ambiente de trabalho era um grande tabu. Também não faz muito tempo que era pouco o sabido o que se passava no dia a dia das pessoas. Possuir um celular já foi luxo, e colocar a mão no primeiro smartphone foi outro luxo maior ainda. Mas as redes sociais e a evolução (e barateamento) da tecnologia mudaram isso.
Hoje as pessoas tudo mostram e tudo querem saber. Inclusive no trabalho. Os espaços, antes individualizados, estão se abrindo para se tornar um ambiente cada vez mais interativo. A ideia de que você pode se sentir tão à vontade no trabalho quanto em casa está cada vez mais presente na mentalidade das pessoas de hoje.
E faz todo o sentido, pois o nível de exigência dos empregos de hoje são bem diferentes. Por isso, trazer qualidade de vida, ambiente saudável e estimular o engajamento, tem sido alternativas cada vez melhores tanto para as empresas quanto para os funcionários.
Encontrando soluções
Muitas vezes, grandes ideias surgem a partir da solução de problemas simples. Diante da atual diversidade tecnológica, é muito mais fácil encontrar ideias disruptivas do que no passado. E isso é ótimo, porque abriu espaço para as pessoas inovarem o tempo todo.
As empresas que estão reinventando a forma de interagir com o mercado imobiliário, foram as que tiveram a coragem para resolver um problema que antes era cotidiano. Seja na hora de alugar um imóvel, encontrar espaços para trabalhar ou até mesmo para armazenar coisas, vemos que hoje que é possível fazer tudo mais fácil, mais rápido e mais eficiente.
Coletando dados
A possibilidade de coletar dados ficou bem mais viável com tudo acontecendo online. O conjunto dessas informações permite que empresas possam oferecer soluções cada vez mais diferenciadas e atendendo à necessidade de cada consumidor.
Muitas das inovações aplicadas vieram depois de uma análise de dados. O comportamento do consumidor é mapeado e estudado. Por isso, seja antes de abrir uma empresa ou durante seu funcionamento, a coleta de dados é essencial. É mais seguro “arriscar” quando se tem certeza de que está no caminho certo.
A sociedade que vivemos hoje não é a mesma de 10 anos atrás, e daqui a 10 anos, nossa sociedade também será outra. Há muitos outros fatos que ainda influenciarão nas inovações que continuarão a surgir.
Por isso, é tão importante estar atento e apto para acompanhar o mercado. É continuar trabalhando com o que ainda funciona do modelo tradicional, e se modificar com aquilo que não faz mais sentido na sociedade de hoje.