Dicas para corretores
O bom relacionamento com o cliente
O comportamento do consumidor brasileiro mudou ao longo dos anos. Desde a expansão da internet nos anos 90, as pessoas buscam por mais informações sobre os produtos que desejam comprar. Redes sociais, blogs pessoais, tutoriais e vídeos são apenas alguns dos recursos que os consumidores usam tanto para formar opinião quanto para recomendar as melhores marcas. Diante disso, é fundamental que as empresas invistam em ferramentas que fortaleçam o relacionamento com o cliente. Por isso, te mostraremos os principais instrumentos tecnológicos que ajudam a criar um vínculo mais próximo e firme com os consumidores, facilitando a atração e a fidelização do público. Confira!
CRM
O Customer Relationship Management, é uma estratégia que coloca o cliente como o centro do negócio. Tem como objetivo gerenciar o relacionamento com o consumidor por meio da coleta e análise de dados. Para realizar esse processo com maior eficiência, muitas empresas utilizam softwares de gestão integrada conhecidos como sistemas CRM como o Imob ON, que auxilia no gerenciamento de todas essas informações. Ao analisar e fazer o cruzamento dos dados, a imobiliária consegue implementar ações para atrair e fidelizar clientes.
E-mail marketing
Por muito tempo, as empresas encaravam o e-mail marketing como uma ferramenta de publicidade direta, o que passou a ser recebido negativamente pelo público. Mas mesmo assim, essa estratégia evoluiu e se tornou uma das principais ferramentas para aprimorar o relacionamento com o cliente, em especial pela proximidade que proporciona na relação com o usuário.
Data mining
O termo significa mineração de dados e refere-se à organização das informações produzidas pela empresa a fim de analisá-las e identificar padrões. Esses registros poderão ser usados para aprimorar o relacionamento com o cliente.
Por exemplo, por meio de técnicas de data mining, a imobiliária pode descobrir quais são as tendências de venda em dias da semana específicos, as características dos produtos vendidos e os fatores que contribuíram para essa venda. A partir desses dados, é possível criar promoções, campanhas de marketing, entre outros.
Múltiplos canais de atendimento
Já ouviu falar em omni-channel? Trata-se de uma tendência que buscar integrar todos os canais de atendimento possíveis. A ideia é deixar o cliente escolher como ele quer se comunicar com a empresa, dando a ele maior liberdade. O foco aqui é dar prioridade à boa experiência do consumidor por lhe fornecer uma multiplicidade de canais de interação: e-mail, redes sociais, chat, telefone ou pessoalmente.
Redes Sociais
Atualmente, a presença nas redes sociais tem se tornado quase que obrigatória para as empresas. Afinal, é ali que os consumidores opinam e trocam informações sobre os produtos e as marcas que consomem. Todas essas ferramentas são valiosíssimas para auxiliar a empresa na implantação de estratégias que fortaleçam o relacionamento com o cliente, o que vai garantir o fechamento das vendas e a fidelização do seu público.