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O que é o marketing imobiliário?

A verdade é que todo nós temos uma noção do que seja, mas de fato, do que se trata exatamente o assunto?
O que é o marketing imobiliário?

Em algum momento você já deve ter se perguntado ou pensado no assunto. Será que o marketing imobiliário consiste na “Criação de campanhas para venda de empreendimentos” ou “Estratégias para conseguir atingir determinado público de um empreendimento imobiliário”?

A verdade é que todo nós temos uma noção do que seja, mas de fato, o que é o marketing imobiliário?

De acordo com a American Marketing Association, “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”.

O que podemos entender a partir disso é que o marketing não se limita apenas à “divulgação” como muitos pensam. Existem muitas teorias que trazem um maior aprofundamento do assunto como a dos 4 P´s formulada por Jeremy McCarthy e imortalizada por Philip Kotler, que é o composto de marketing, ou “mix de marketing”. São eles: produto (product), preço (price), ponto de venda (place) e promoção (promotion).

Trazendo essa teoria para o mercado imobiliário, vamos perceber que o marketing imobiliário é o conjunto destes 4 fatores, onde o “produto” seria um empreendimento imobiliário, o “preço” seria a política de preço praticada, o “ponto” seria a localização e a “promoção”, seriam os esforços realizados para divulgação.

Perceba que são 4 pilares fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing. Ou seja, não basta uma campanha publicitária linda e bem sucedida se não houver um bom produto, que também não é o suficiente se a localização não for condizente com a sua realidade. Assim como não basta uma boa localização para um produto que não se adequa a ela.

Quando você entende que o marketing é algo bem amplo, que faz parte de uma estratégia maior, que envolve desde os aspectos fundamentais de uma organização até à forma como ela se comunica com o seu público, as suas chances de sucesso aumentam significativamente.

Portanto, concluímos que, marketing imobiliário, é um conjunto de processos que envolve desde o desenvolvimento imobiliário, definição do projeto, processo de incorporação, estratégias de comunicação até o pós-vendas e relacionamento com clientes. Processos estes que envolvem colaboradores, clientes, parceiros, governos e sociedade como um todo. Hoje, não se faz um empreendimento imobiliário sem pensar no equilíbrio de todos estes itens.

 

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