Novidades

Smart Home: o que você precisa saber?

Conheça o futuro da automação residencial no mercado imobiliário
Smart Home: o que você precisa saber?

Para quem não conhece o termo, smart home, ou casa inteligente, são casas equipadas com produtos conectados em uma rede. A conexão pode ser via wi-fi ou bluetooth, e tem como objetivo controlar, automatizar e otimizar funções residenciais. Seja para controlar a temperatura, garantir a segurança, ajustar a iluminação, entre outras diversas possibilidades, tudo isto utilizando um sistema dentro da própria casa, ou controlado remotamente usando telefone, tablet, ou um computador.

Mas afinal, o que é smart home?

Nos Estados Unidos, por causa da grande quantidade de proprietários de imóveis que não sabiam se sua casa tinha ou não automação, e corretores de imóveis que não sabiam ao certo o que era isto, a rede de franquias imobiliárias Coldwell Banker, criou parâmetros para criar uma definição oficial do que afinal, seria uma "Smart Home". Eles definiram que para ser uma casa inteligente, o imóvel precisa ter um dispositivo que controla remotamente itens da casa + conexão de internet.

Além disso, a casa precisa ter dois ítens das categorias abaixo:

Eletrodomésticos - exemplo: Geladeiras, refrigeradores e secadoras inteligentes

Entretenimento - TVs inteligentes

Temperatura - exemplo: sistema de climatização inteligente

Iluminação - exemplo: sistema de iluminação inteligente

Ar livre - exemplo: sistemas de controle de plantas e regagem inteligentes

Segurança - exemplo: sistemas de controle de fogo, monóxido de carbono, fechaduras e alarmes inteligentes

No Brasil, casa inteligente é sinônimo de automação residencial que existe basicamente em imóveis de alto padrão. Interessante é que mesmo com o aumento de itens automatizados, se olharmos no Google Trends, a busca por "automação residencial" não cresceu no país, até caiu um pouco.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais