Mercado imobiliário

Vale apena vender imóveis comerciais?

É preciso considerar diversos aspectos, como localização, tipo do imóvel, entre outros
Vale apena vender imóveis comerciais?

O mercado imobiliário é um dos poucos segmentos comerciais que se mantém rentáveis, independentemente de qual seja o cenário político e socioeconômico do país, permanecendo como uma das opções de investimento mais seguras da atualidade.

Entretanto, é importante lembrar que a compra ou aluguel de um imóvel comercial é uma tarefa que pode ser um tanto quanto complexa, pois é preciso considerar diversos aspectos, como localização, tipo do imóvel, estado de conservação, documentação, e até mesmo seu potencial de valorização a longo prazo.

Quais são os tipos de imóveis

Um dos fatores decisivos na hora de investir nesse setor é o tipo do imóvel, pois ele deve atender às necessidades do empreendimento e, é claro, de seus consumidores. Dentre as opções de imóvel comercial, podemos citar as principais como

Salas comerciais

A maior parte das salas comerciais se concentra nos centros urbanos e em localidades de grande fluxo de pessoas, pois suas versatilidades as tornam atrativas para profissionais e empresas de variados nichos do mercado, como médicos, psicólogos, advogados e prestadores de serviços em geral.

Sua limitação física é compensada, geralmente, pelo baixo preço, estabelecendo assim um ótimo custo-benefício e uma opção de investimento mais justa.

Lojas

Muito procuradas por empresas do setor varejista, que lidam diretamente com o público, as lojas são um dos tipos de imóveis comerciais mais populares do mercado. Abrangem desde áreas como a de vendas de móveis, roupas e cosméticos, até bares, restaurantes, padarias e muitos outros mercados.

Andares corridos

Normalmente procurados por grandes companhias, que necessitam de áreas amplas, os andares corridos podem representar grandes investimentos com um bom índice de retorno.

Também conhecidos como lajes corporativas, esses imóveis comerciais consistem em um conjunto de salas, localizadas em um andar de um prédio comercial. Vale lembrar, ainda, que o cliente pode montar o layout que desejar, conforme suas necessidades, podendo adquirir todo o andar livre, sem colunas, divisórias ou pilastras, para aproveitar o espaço como desejar.

O que você deve levar em consideração antes de trabalhar com imóveis comerciais?

Para evitar possíveis problemas ou dores de cabeça no futuro, é imprescindível que toda a documentação do imóvel seja conferida antes que o contrato seja assinado, e a transação concluída.

Veja se a planta foi aprovada e se todas as regulamentações exigidas pela prefeitura e Corpo de Bombeiros da cidade estão em dia. Além disso, tenha certeza de que todos os impostos pertinentes ao imóvel estão pagos, e procure se informar ao máximo para evitar “surpresas”.

Localização

Sem dúvidas, um dos fatores mais relevantes na escolha de imóveis comerciais é a questão da sua localização, afinal o ponto de venda do negócio deve se estabelecer em uma região que proporcione:

- Segurança

- Facilidade de acesso

- Fluxo de clientes

- Tranquilidade

De forma resumida podemos afirmar que todo o processo de avaliação deve se basear em torno de uma questão simples: o imóvel proporcionará um índice de retorno ao negócio que compensará o capital investido?

Considerando que o mercado imobiliário está em constante crescimento e, mesmo com a atual crise econômica, ainda é uma das opções mais rentáveis e seguras, trabalhar com imóveis comerciais pode sim ser uma empreitada que vale a pena entrar.

Lembrando que todo o processo de análise e consideração requer bom senso, experiência e muita pesquisa.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com seus contatos

Leia mais

Fale conosco!