Dicas para corretores
Como se preparar para a visita ao imóvel?
Trabalhar com vendas é algo extremamente desafiador. O próprio momento da venda é muito delicado, tanto para o corretor quanto para o cliente. Por isso, coloque-se no lugar dele durante a compra do imóvel. É provável que ele esteja fazendo um investimento alto e por isso, também está fazendo todo o tipo de pesquisa para ter certeza de que essa é a escolha certa. Se o cliente está se preparando, por que não fazer o mesmo?
Pense na visita como uma entrevista de emprego. Por isso, o planejamento é essencial. Conhecer a função, o entrevistador, a empresa, pode ser fator decisivo para sua seleção. Com a venda de imóveis não é diferente!
O primeiro passo é o planejamento. Lembre-se que seu cliente está se preparando para uma aquisição de alto risco. Por isso, é importante que você transmita segurança. A melhor forma de fazer isso é conhecendo o produto. Converse com o síndico, com outros moradores, explore o prédio/condomínio e as regiões próximas. É importante saber de todos os benefícios diretos e indiretos que o imóvel pode oferecer.
Importante: conheça também os problemas do imóvel. Lembre-se: o corretor tem responsabilidade solidária garantida no Código Civil junto ao comprador. Se houver qualquer tipo de reparo a ser feito posterior a compra, o cliente deve ser informado, sob pena até de perder seu CRECI. Ou seja, conhecer os problemas é uma forma não só de tranquilizar o cliente como também de se resguardar juridicamente.
Agora vamos pensar no seu cliente?
Tão essencial como conhecer o imóvel nos mínimos detalhes é conhecer a pessoa com a qual você irá negociar. Atualmente vivemos no mundo das redes sociais, onde todos compartilham sobre tudo e isso é, sem dúvidas, uma grande vantagem para você.
Faça uma checagem do que puder encontrar sobre o cliente. Entenda seus gostos e esteja preparado para a hora da conversa. Mostrar-se simpático e conseguir segurar um bate-papo pode ganhar alguns pontos durante a sua negociação. Mas tome cuidado para não invadir a privacidade dele com perguntas pessoais. O conhecimento prévio do cliente é só mais uma etapa para conquistar e encantar a outra parte durante a visita.
Sobre o imóvel....
Prepare-o! Ninguém gosta de ver um produto mal cuidado. Certamente visitar um imóvel empoeirado, com vidros sujos ou pedaços de papel não vai lhe ajudar a vender mais rápido. Já falamos mas vale repetir: para o cliente, essa é uma compra de alto risco, ele precisa se sentir seguro.
Dê uma ajeitada nos cômodos de forma que fiquem apresentáveis. Vale até jogar algum cheirinho no ar para dar aquela sensação de casa limpa. Você está vendendo sonhos, então propiciar uma boa experiência para o seu cliente é crucial para uma venda de qualidade. Coloque-se sempre no lugar do cliente e pergunte-se: se fosse eu, como gostaria de ser tratado?
Agora que você já sabe como se preparar para a visita ao imóvel, descubra como melhorar suas vendas pelo telefone.